DICAS IMPORTANTES NA HORA DE ESCOLHER UMA COLÔNIA DE FÉRIAS.
Finalmente as férias chegaram. Para as crianças uma alegria, já que elas estão cansadas da rotina escolar e precisam descarregar as energias de um semestre inteiro de atividades e estudos.
Por outro lado, temos os pais, que nem sempre conseguem tirar as férias junto com os pequenos, e então o que fazer?
Uma boa são as colônias de férias, mas pontos importantes devem ser analisados antes de escolherem qual a melhor colônia para colocarem seus filhos.
Preparei algumas dicas que podem ser esclarecedoras e fundamentais na hora da decisão.
- Em primeiro os pais devem perceber se a criança deseja ir para um espaço como este. Converse com seu filho e veja se há interesse da criança em passar uns dias em outro lugar, brincando, fazendo novos amigos e coisa do tipo... Enfim, se seu filho não manifesta desejo de sair de casa não o force, não insista. A criança apesar de pequena, e não saber expressar o que sente, pode acabar se sentindo um peso em casa e pensar que os pais querem se livrar dele. A criança tem que querer ir para uma colônia de férias.
- A escolha do lugar é muito importante. Visite o lugar onde acontecerá a colônia e veja se o espaço físico é apropriado para a faixa etária de seu filho. Se existem escadas, muros, corrimão, rampas, o tipo de piso, sinalização, se os banheiros são apropriados para a criança pequena, se existe terra, e como ela cuidada, se existe animais soltos, se os parques e brinquedos são adequados para seu filho e em que estado eles se encontram, se há ferrugem ou coisa do tipo, se tem piscina, se as crianças irão realizar atividades na piscina, e como e com quem. Também fique de olho de o lugar é aberto, ou fechado e quantas crianças eles vão aceitar por espaço.
- Conhecer os monitores. Procure informação sobre o monitor que irá ficar responsável por seu filho, se é formado e capacitado para a função. Questione sobre quais atividades ele irá realizar. Uma colônia de férias organizada disponibiliza um manual com a programação. Observe se seu filho ficará com crianças da mesma faixa etária, e pergunte sobre as brincadeiras que serão feitas.
- Sobre o preço. Uma colônia de férias cara, não quer dizer que seja boa. O preço deve refletir o seguinte: alojamento, alimentação, transporte, material lúdico pessoal, higiene, fardamento.
Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas. E por último observe se seu filho está feliz neste lugar que você escolheu para que ele passe um pedacinho das férias.
Afinal de contas, estamos deixando nas mãos de outras pessoas o que há de mais precioso nas nossas vidas, não é mesmo?
ResponderExcluir