domingo, 26 de agosto de 2012

Folclore Brasileiro

22 de Agosto dia do Folclore
O Folclore é uma festa linda, cheia de muitas brincadeiras e muitas fantasias,  contos e lendas, algumas um tano assombrosas, porém, é uma data muito lúdica e alegre para trabalharmos com as crianças, além de ser muito importante desmistificar algumas histórias que parecem aterrorizante e que afetam o imaginário das crianças de maneira negativa. Por esta razão a Educação Infantil apresenta os personagens do folclore com uma linguagem suave e rica de ludicidade, permitindo que as crianças imaginem de maneira bacana as histórias de nosso folclore e entrem na brincadeira, aprendendo um pouco da nossa cultura e da nossa história.

Cuca

Para uns a Cuca é uma bruxa horrorosa e para outros ela é uma
bruxa horrorosa e ainda tem forma de jacaré. Ela mora em uma
caverna escura e ainda pega crianças que não gostam de dormir
na hora e que os pais mandam. Por isso a canção de ninar:
“Nana, neném, que a Cuca vem pegar, papai foi pra roça e mamãe
Foi trabalhar.”

Iara

Personagens de muitas histórias antigas de pescador. Ela pode ser tida como uma protetora dos rios, ou uma linda sereia que hipnotiza os homens com o som de sua voz, e os atrai para o fundo das águas.

 

Negrinho do Pastoreio

Conta a triste história de um negrinho que tomava conta dos cavalos de um fazendeiro muito malvado. Um dia o pobre menino perdeu um dos cavalos e por isso levou uma surra, no outro dia o pobre negrinho achou o cavalo perdido, mas o bicho escapou de novo. Então o fazendeiro, deu uma surra no Negrinho e ainda o colocou em cima de um Formigueiro. No outro dia,  o malvado levou um susto ao ver que o Negrinho estava bem e em pé, ao
lado de Nossa Senhora. Pronto para seguir livre.

Saci

Saci é um negrinho de uma perna só, que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma mágica carapuça vermelha. Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos, soltar animais dos currais, derramar sal na cozinha, fazer tranças nas crinas dos cavalos. Diz a crença que dentro de todo redemoinho tem um Saci, e se alguém conseguir capturá-lo, e conseguir a sua carapuça, pode realizar um desejo.


Bumba meu boi


Conta a história de uma fazendeiro rico e seu empregado. O fazendeiro tinha um Boi que estimava muito. Um dia a esposa do empregado, que estava grávida, teve um desejo de comer um prato típico de sua região, ou seja, ela quis comer língua de boi. O esposo receoso que ela perdesse o bebê matou o boi querido. Depois que o fazendeiro descobriu ele apavorado, foi à procura de u fazendeiro para que ressuscitasse o boi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICAS IMPORTANTES DE COMO DESFRALDAR O BEBÊ.

Oi amigos, sou mãe de uma bebê de 1 ano e 8 meses e também sou professora e trabalho com turmas do maternal, no Instituto João XXIII, e est...