sábado, 22 de novembro de 2014

ENTÃO O SEGUNDO SEMESTRE FOI ASSIM...

Este ano não estou com a minha turminha do maternal, porque quando voltei da minha licença fui para a turminha do infantil 1 da professora Ilka, que está de licença maternidade.

A turminha é ótima, a maioria deles foram meus alunos no maternal. 


NOVEMBRO 2014


MOSTRA DE CONHECIMENTO


Enfim, chegou a noite da nossa Mostra de Conhecimento. Como já havia explicado nas postagem mais abaixo de outubro, apresentei com a minha turma do infantil 1, o Projeto Sarau de Poesia.
As meninas estudaram e conheceram Cecília Meireles, no poema: A Bailarina. E os meninos Vinícius de Moraes, no poema do Pato e do Pinguim.
Confira as produções feitas por eles, como: os pratos decorados e caracterizados, as telas pintadas e os poemas, pendurados como em cordel.

As minhas bailarinas preferidas, recitando Cecília Meireles

Vejam as minhas meninas recitando Cecília Meireles

https://www.youtube.com/watch?v=UalqxYm4_1o



















Equipe da Educação Infantil do Instituto João XXIII

 Angélica, Andreza, Gleyka, Eu Julyana (no meio), Raquel, Alessandra, Eveline
















Agora vamos conferir como foi a exposição de tia Angélica do Maternal. Ela trabalhou o tema: Mil Pássaros pelo Maternal. Show de bola!
As telas foram pintadas a mão pelas crianças. Lindo, parabéns tia Angélica.






















OUTUBRO 2014

SEMANA DA CRIANÇA
A semana da criança no Instituto João XXIII foi uma beleza, com o tema: "Criança Feliz com São Francisco de Assis". Unindo a espiritualidade e a diversão no mesmo espaço, mostrando pra criança que Deus nos deu muitas coisas e que a natureza é nossa amiga. Tivemos até uma tarde de passeio na bica (zoológico) onde apreciamos os animais e a natureza.
E no dia dos brinquedos infláveis foi brincadeira e alegria.
Vamos conferir?


















 kkkk todo mundo fazendo careta

SHOW DE TALENTOS

Neste 2° semestre trabalhei como tema norteador o Projeto Sarau de Poesia. Escolhi esse tema e idealizei o projeto, por compreender que a poesia é uma porta de entrada no mundo da literatura infantil e que sendo tão envolvente ela é capaz de atrair as crianças com sua linguagem romântica, engraçada e musical. Aproveitei para ensinar 'rima', e isso já rendeu muita conversa em sala e muita brincadeira. As crianças adoram as rimas, porque rimar é brincar com as palavras e isso amplia o vocabulário dos pequenos leitores, além de ativar a memória e a imaginação, o que já é ótimo. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer escritores da literatura infantil brasileira, como Vinícius de Morais e Cecília Meireles. 
No show de talentos que aconteceu durante a semana da criança apresentamos o Sarau de Poesia, assim todas as crianças da sala puderam participar, umas recitavam as poesias e outras encenavam.
Escolhi Mateus Lacerda para ser o apresentador e leitor da maioria dos poemas, e foi maravilhoso.
OBS.: Não bati foto durante as apresentações no palco, porque com a correria da apresentação não tive tempo de tirar foto e esqueci de pedir para as colegas tirarem. Essas fotos foram após a apresentação.

 A linda Flor Amarela de Cecília Meireles
Toda a turminha caracterizada, tinha a 'foca', 'o gato', as 'borboletas', a 'flor amarela', o apresentador de gravatinha (lindo),'as bailarinas' e até eu de Branca de Neve, me fantasiei pra entrar no clima poético do mundo infantil.

 As belas borboletas: "azuis, brancas, amarelas e pretas..." de Vinícius de Moraes.



MOSTRA ARTÍSTICA LITERÁRIA DE CONHECIMENTO

Novembro

A apresentação do nosso stand na noite da Mostra de Conhecimento, foi lindaaaaaaaa. Trabalhei o Projeto Sarau de Poesia, descrito em cima.
Vejam o passo a passo.




 Pessoal, olha que lindaaaa, essas são as duas maletas que produzi, para que meus alunos levassem para casa e desenvolvessem as atividades do Projeto.
A maleta da bailarina para as meninas, elas trabalharam a poesia A Bailarina de Cecília Meireles.
A meleta do pato e do pinguim foi para casa dos meninos, eles trabalharam Vinícius de Moraes com os poemas: "Lá vem o Pato" e o "Pinguim".
As maletas eram muito lúdicas e continham os respectivos poemas, plastificados e coloridos, e uma pasta  onde eles tinham que criar um poema em família que tivesse rima, para ser exposto na Mostra, e também, tinham que criar um pato, pinguim e bailarina com os materiais que enviei na maleta.




 Vejam alguns alunos criando com suas maletas em suas casas, carinhas felizes. Meus pequenos poetas e poetizas








Desenvolvi com a turma um trabalho maravilhoso, trabalhando com eles na área de linguagem o projeto sarau de poesia, onde nos dedicamos a conhecer poetas brasileiros que enriqueceram a literatura infantil. Este projeto teve inicio no final de setembro.
Para concretizar Cecília Meireles no poema ‘A flor amarela’, tive a ideia de realizarmos uma exposição de flores na educação infantil, projeto este, que foi aprovado e abraçado pela coordenação. Este consistia em cada criança levar um vaso de flor, que passaria a semana na escola e seria cuidada pelas turmas, onde a professora teria a oportunidade de trabalhar diversos temas, como: a preservação da natureza; o consumo e a importância da água; a evolução do ciclo da vida; os tipos de plantas existentes em nosso ecossistema; a flora do nosso Brasil, formas e quantidades... Nossa, tanta coisa a gente pode tirar de uma simples exposição de flores. Incrível!
Agradeço a coordenação e a todas as professoras do infantil que trabalharam para a realização deste lindo projeto.
A primavera veio com toda sua cor no Instituto João XXIII.
























TAMBÉM TIVEMOS O FOLCLORE!


O folclore é aquela tema que mexe com o imaginário da criança. Uma data cheia de fantasia, onde a gente acredita em bicho - papão, bumba - meu - boi, Curupira, Saci, Iara e tantos outros.

Esse ano dividi em dois personagens e trabalhei a semana inteira o Saci Pererê e a Iara.

Também fizemos uma apresentação com dança de roda e as crianças vestidas com trajes matutos.




 Lindos!!! O Saci e a Iara
 Todo mundo com Saci preso na garrafa! Eles amaram ter que "caçar o Saci" e depois prendê-lo na garrafa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICAS IMPORTANTES DE COMO DESFRALDAR O BEBÊ.

Oi amigos, sou mãe de uma bebê de 1 ano e 8 meses e também sou professora e trabalho com turmas do maternal, no Instituto João XXIII, e est...