Oi amigos, sou mãe de uma bebê de 1 ano e 8 meses e também sou professora e trabalho com turmas do maternal, no Instituto João XXIII, e estava pensando esses dias que daqui há algum tempo vou trabalhar a retirada da fralda da minha filha, o que já realizo diariamente em sala de aula com meus alunos do maternal.
Então pensei que esse daria um bom assunto para conversarmos no blog.
Preparei um vídeo ensinando como deve ser feito esse processo do desfralde da criança.
Não existe uma época exata para começar a retirada da fralda, porém, não é aconselhável que os pais tentem desfraldar o bebê antes de 1 ano e 9 meses, porque a criança não tem estrutura neurológica adequada para controlar suas necessidades fisiológicas.
Eu recomendo, por experiência, que se inicie após os 2 anos.
O ideal é que os pais disponham de tempo e paciência para esse processo, que demanda esforço, atenção completamente voltada para a criança e muita conversa.
Aconselho que seja iniciado o desfralde em casa e após umas 2 semanas ser iniciado na escola.
Uma coisa importante é que a didática dos pais em casa deve ser a mesma usada pela professora na escola, isso para não confundir a cabeça da criança.
O ato de fazer suas necessidades fisiológicas é íntimo e privado e deve ser transmitido à criança desde cedo. Por isso eu não aconselho o uso de penicos, pelo fato de você carregar ele pela casa toda, e as vezes expor a criança a fazer xixi ou cocô na frente de pessoas estranhas, além da questão da higiene.
Os pais devem providenciar um adaptador/redutor de privada e ensinar a criança a fazer suas necessidades sempre no banheiro.
Já aviso que é muito cansativo desfraldar o bebê e para algumas crianças pode levar até uns 5 meses, enquanto para outras isso pode acontecer rapidamente,b em poucas semanas.
Claro que vai também depender do seu esforço e psicologia, afinal o auto-controle do xixi mexe diretamente com o psicológico da criança e ela percebe que alcançou uma conquista grandiosa e está deixando de ser bebê.
Portanto, eu deixo uma dica final: Não pode reclamar com tom de raiva ou decepção quando a criança fizer xixi ou cocô na roupa durante esse processo, porque a criança pode regredir e bloquear, causando medo de fazer xixi, principalmente se ela ficar com medo de receber alguma punição dos pais, ela pode começar a prender a vontade de fazer cocô.
Você fala com ela naturalmente, explicando que não pode fazer xixi na roupa mais, porque ela já está crescendo e agora quando quiser fazer xixi e cocô vai pedir para usar o banheiro e aos poucos ela vai internalizando essa mudança em seus hábitos.
Assistam o vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário